A iluminação pública de uma cidade é um dos equipamentos urbanos mais importantes, afinal as luzes proporcionam um ambiente mais seguro tanto para pedestres quanto para o trânsito de veículos, valorizam as estruturas arquitetônicas e beneficiam o comércio local, por exemplo.
Por sua grande cobertura e extensão da malha, é difícil de realizar o controle, além de consumir uma grande parte do orçamento público em instalações e manutenções.
Nosso sistema de automação foi desenvolvido para gerenciar parques de iluminação pública por meio de rede sem fio, sendo compatível com qualquer modelo de luminária ou tecnologia de equipamento. A supervisão pode ser realizada de qualquer lugar, em tempo real.
A telegestão permite, por exemplo, programar o acionamento e o desligamento das lâmpadas de LED, identificar falhas como lâmpadas queimadas ou acesas durante o dia e regular a intensidade da luz emitida. Além disso, as equipes de manutenção não precisam mais sair às ruas para detectar possíveis erros, pois o próprio sistema envia notificações de reparo e seleciona os fornecedores mais apropriados para este fim.
A solução de telegestão de iluminação pública é composta por sensores, geralmente no padrão de fotocélulas ou relês fotoelétricos, conectados à luminárias públicas que fazem a gestão, controle e telemetria, em tempo real, por meio de uma rede de conectividade entre os pontos e softwares de gestão.
O principal benefício da telegestão é oferecer um sistema de iluminação mais eficiente e seguro, uma vez que suas falhas podem ser detectadas em tempo real e ações de correção acontecem de maneira mais efetiva.
Outros benefícios:
Utilizamos a tecnologia RF Mesh para comunicação entre os pontos de telegestão. Ela tem diversos benefícios como: múltiplas rotas que possibilitam contingência e autorroteamento em caso de falha de algum ponto, baixa latência e largura de banda adequada ao tráfego de dados de outros sensores. Do ponto de vista financeiro, este tipo de rede não gera nenhum tipo de custo recorrente, nem requer infraestrutura adicional como torres e pontos de repetição.
Não. Podemos aplicar a telegestão em uma praça com número ilimitado de pontos.
A telegestão é importante para potencializar a eficiência do parque, após a adoção do LED. Ela possibilita a utilização da dimerização como fator adicional de redução de consumo, uma vez que esta redução só ocorre se o consumo de energia do parque for considerado pelo sistema de telegestão.
A PPP de iluminação pública é um tipo de concessão no modelo de parceria público-privada em que o poder público cede para a iniciativa privada toda a gestão do parque de iluminação pública de um município, durante um período – geralmente entre 10 e 35 anos, mediante a contrapartida de investimentos em modernização como adoção de luminárias LED e sistemas de telegestão.
Sim. De acordo com a revisão da Normativa ANEEL n° 414/2010, a prefeitura ou concessionárias de iluminação pública podem requerer a homologação pela distribuidora de energia do sistema de telegestão para cálculo e faturamento do consumo de energia dos pontos de iluminação pública.
É importante que as luminárias utilizadas sejam testadas previamente, para verificar a integração dos dois dispositivos. Nós realizamos testes com diversas luminárias, para equalizar eventuais problemas de interferências elétricas provenientes dos sistemas elétricos de ambos os dispositivos e evitar que seja detectado algo não previsto após sua instalação.
Procedimentos recomendáveis:
A plataforma SG WINS da SmartGreen proporciona soluções inovadoras para problemas reais dos nossos clientes.
A SmartGreen foi responsável pelo fornecimento e operacionalização de 10 mil pontos de telegestão no município de Joinville/SC, através da prestadora de serviços de manutenção de iluminação pública do município, o Consórcio SQE Luz. O projeto foi um dos primeiros do Brasil e ainda é um dos maiores em quantidade de pontos. Encontra-se em pleno funcionamento, desde 2016, passando por ampliação no ano de 2018, proporcionado uma iluminação pública de qualidade aos habitantes desta importante cidade do sul do Brasil.
O município de Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte/MG, foi um dos primeiros a terceirizar a gestão de sua iluminação pública, através de uma PPP (Parceria Público-Privada) para o Consórcio IP Minas. A SmartGreen está fornecendo mais de 26 mil pontos de telegestão de iluminação pública para 100% do parque de iluminação do município, trazendo o que existe de mais moderno no mundo, em termos de gerenciamento de iluminação pública.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Maecenas elit ligula, elementum vitae lacus vel, laoreet finibus tortor. Vestibulum mattis risus a pellentesque efficitur. Nam ut ipsum volutpat, interdum nisi vel, pellentesque lacus. Suspendisse condimentum vel sem eget venenatis. Interdum et malesuada fames ac ante ipsum primis in faucibus. Nam fermentum, lacus nec fermentum faucibus.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Maecenas elit ligula, elementum vitae lacus vel, laoreet finibus tortor.
Nam ut ipsum volutpat, interdum nisi vel, pellentesque lacus. Suspendisse condimentum vel sem eget venenatis. Interdum et malesuada fames ac ante ipsum primis in faucibus. Nam fermentum, lacus nec fermentum faucibus.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Maecenas elit ligula, elementum vitae lacus vel, laoreet finibus tortor. Interdum et malesuada fames ac ante ipsum primis in faucibus. Nam fermentum, lacus nec fermentum faucibus.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Maecenas elit ligula, elementum vitae lacus vel, laoreet finibus tortor. Vestibulum mattis risus a pellentesque efficitur. Nam ut ipsum volutpat, interdum nisi vel, pellentesque lacus. Suspendisse condimentum vel sem eget venenatis. Interdum et malesuada fames ac ante ipsum primis in faucibus. Nam fermentum, lacus nec fermentum faucibus.